quinta-feira, 29 de abril de 2010

O drama da banheira

Você olha a banheira no catálogo, checa mil vezes os detalhes técnicos como posição do motor, dimensões, estrutura, etc., escolhe cor, opcionais, faz o pedido. Tudo o que espera é que a banheira chegue de acordo com o que você pediu, certo?
Errado, isso é pra quem desconhece as leis de Murphy: "sempre que há uma pequena possibilidade de algo dar errado, vai dar errado".
Eu sempre confiro a mercadoria quando chega na obra. Confiro tudo o que posso, porque é impossível ficar desembalando item a item e conferir 100%. Nas instruções, dizia pra somente desembalar na hora de instalar, o que eu concordava, já que a banheira iria ficar num canto exposta a possíveis batidas, arranhões, etc.
Pois fomos instalar a banheira, e qual não foi a surpresa quando descobrimos que os 80cm de largura que informavam nas especificações técnicas na realidade eram 86cm, considerando que o motor avança para fora da borda.
Resultado: obviamente, não cabe.
Falei com a fábrica, que pretende agendar uma visita do técnico para DAQUI A UMA SEMANA, isso só pra ver o que vai ser feito! Pode ser que precisem substiuí-la, e isso significa aguardar a fabricação de outra.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

31 dias - móveis sendo montados

Na hora de vender, é uma pressão pra fechar o negócio logo! Mas na hora de entregar e montar, a história é outra...
A loja está com seus montadores todos ocupados, então mandou um, UM montador pra trabalhar no apartamento inteiro, só pra dizer que está cumprindo o que prometeu. O próprio montador admitiu que, nesses casos, normalmente eles trabalhariam em 4 pessoas.
Só entregaram uma parte do material, e sequer concluíram o projeto do último banheiro.
Não é ser pessimista, mas é por isso que eu sempre digo: multiplique o tempo previsto inicialmente de obras por 3. Se eu fosse pelo que me prometeram, essa obra estaria pronta em alguns dias. O menos mal da história é que ainda está dentro do tempo que eu previ.
E o bom da história é que cada vez mais o apê fica com cara de lugar habitável!
Hoje novamente fiz as vezes de faxineira: dei uma caprichada nas janelas dos quartos, que agora estão com os vidros realmente limpos! A ala íntima está toda limpa, só esperando os móveis. O restante está uma bagunça!

terça-feira, 20 de abril de 2010

29 dias: Senhor, dai-me paciência

Não aguento mais olhar pra cara do ajudante de serviços gerais. Aquele, que discutiu com os instaladores do piso porcelanato, que fica falando mal do serviço da equipe do gesso, que ontem deixou o senhor que foi buscar a pia sem jeito porque reclamou que este pegou a chave de fenda dele emprestada, que vive reclamando do atraso do serviço dos outros, mas não reconhece que também não cumpre prazo. Se o trabalho dele fosse exemplar, ainda quem sabe teria o direito de falar. Mas seu trabalho possui acabamento de qualidade questionável.
O bom é que o trabalho dele está quase acabando. Ou melhor, assim espero, porque ainda tem alguns acabamentos por fazer, mas acho que quem vai fazer é o "titular" que contratei.
Quanto aos móveis: ontem fiquei a tarde toda plantada na obra tendo que aguentar o auxiliar de serviços gerais, esperando a entrega. A loja me prometeu que hoje às 9h estariam lá, com o montador. Claro que não foi assim.
Parênteses: será que sou mesmo a última pessoa pontual da face da Terra?? Se eu combino dia 15, às 9h, vou estar no local exatamente no dia 15, às 8:45h. Se não puder chegar no horário combinado, isso simplesmente estraga meu dia, e eu ligo avisando que não vou conseguir chegar.
Talvez eu leve tudo ao pé da letra demais... acho que preciso relaxar.
Fecha parênteses.
9h e nada de ninguém. Dou um tempo e ligo reclamando com o gerente, que depois me retorna dizendo que eles já estariam chegando. Um tempo depois, chega a carga. Só a carga. Cadê o montador?? A montagem devia ter sido programada para ontem ainda (segunda), e já é terça de tarde e eu não tenho notícias do montador. O gerente ficou de me retornar e nada.
Ah! E a carga não veio completa. Vieram apenas a cozinha, a área de serviço e os banheiros. Menos mal, pelo menos escolheram os móveis que dependem de tampo. Mas de que me adianta ter móveis se não tenho montador??
Enquanto isso, a mudança é adiada e a palhaça aqui o cliente continua pagando aluguel.
Sim, estou irritada hoje. Muito.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

28 dias

A atividade principal de hoje seria a entrega dos móveis, depois de dias e dias de atraso. Conforme combinado e confirmado ontem com a loja, fui para a obra às 14h, para o recebimento. Eram 15:30h e nada. Liguei para a loja, que ficou de me dar um retorno. Às 16:30h me ligaram dizendo que estavam presos no trânsito e que provavelmente não chegariam hoje.
Mas o colocador de papel de parede apareceu, e a pessoa pra quem eu vendi a pia da cozinha também. Foi um alívio ver aquela pia fora de lá, eu estava preocupada com a retirada, que poderia danificar os azulejos. Felizmente, deu certo. E o quarto de menina ficou lindo com o papel de parede! Tenho certeza de que a "clientinha" vai amar, está a cara dela!

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Fotos - final da quarta semana



O piso de todo o apartamento está finalizado, só faltando os rodapés, que serão instalados após a montagem dos móveis.
As folhas das portas foram cortadas, e, para minha surpresa, não houve dano à pintura delas.
Para a próxima semana, teremos: finalização de serviços gerais e início de montagem dos móveis.

25 dias, mais uma faxina

Daqui a pouquinho irei para a obra. Levarei a faxineira junto, mas vamos ter muito trabalho suado pela frente.
No outro dia conseguimos dar uma limpada geral nas janelas, então agora elas pelo menos estão correndo bem e não tem mais aqueles adesivos nojentos semi-arrancados que provavelmente um dia foram cartazes de "vende-se".
Hoje vai ser o dia de dar uma geral no piso, pra não correr o risco de deixar algum parafuso solto pelo chão, ou mesmo restos de areia, concreto, etc., que possam danificá-lo.
Mais tarde teremos fotos do final dessa semana!

quinta-feira, 15 de abril de 2010

24 dias: começa a ficar com cara de lugar habitável

Finalmente o apartamento todo tem piso!!
Ainda não tem rodapé, mas é um começo, né?
Sei lá como ficou a instalação, nem reparei direito, de tanta raiva que eu estava - e ainda estou.
Hoje fui obrigada a surtar com o gerente de vendas da loja - aquela que me vendeu piso, aquecedor, splits, etc.
Antes de sair de casa, numa tentativa de evitar bancar a palhaça pela milésima vez, liguei pra loja e confirmei com a vendedora: "tudo certo pra colocação do piso às 9h, posso ir pra obra?", "tudo certo, já devem estar chegando", ela respondeu.
Mas, como era de se esperar, afinal não é a primeira vez que me deixam na mão, nada dos instaladores, quando cheguei, às 8:55h (acho que eu sou a última pessoa pontual da face da Terra).
Esperei as 9h em ponto e já liguei avisando.
A vendedora falou que iria entrar em contato com o instalador e me retornaria. Mas claro, nao retornou - fala sério: eu tive ou não tive paciência de Jó até agora??
Aí, como arquiteta, liguei pedindo autorização pro "proprietário" (marido) pra ligar descascando o gerente. Autorização recebida, liguei e coloquei pra fora tudo o que estava entalado: contei da segunda-feira inteira perdida porque o mesmo cidadão não apareceu pra regularizar o piso, contei da tarde de ontem, toda perdida porque a vendedora não quis me fornecer o contato do entregador para que ele me ligasse no momento da entrega (eu estava à disposição a partir das 14h, mas ele chegou às 17:30h), falei que novamente estava perdendo meu tempo plantada na obra por causa deles, já com mais de uma hora de atraso, e que eu estava a ponto de cancelar a minha compra de alguns bons "mils" reais. O gerente em seguida retornou, dizendo que em 15 minutos o cidadão estaria lá.
Depois de 25 minutos ele apareceu, com 1 hora e 40 minutos de atraso.
Definitivamente, essa loja não vai ser recomendada aos meus clientes.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

23 dias: hora de faxina

Ontem fizemos a tal da regularização para a instalação do piso laminado nos dormitórios.
A laje ali é a chamada "laje zero", que é feita com controle maior de planicidade e nao tem contrapiso. Só que na prática, mesmo assim ela possui irregularidades que precisam ser corrigidas, para melhor fixação do piso.
De todos os trabalhos feitos até agora, eu diria que foi o resultado que menos me agradou. O pessoal chegou e saiu rápido como um furacão, deixando aquela nata de cimento, areia, água e cola impregnada por tudo.
Vamos ver como fica amanhã, quando iniciaremos a colocação do laminado, mas achei o serviço meio matado.
Ontem a obra estava num estado deplorável, de tanta sujeira.
Convoquei todas as equipes para que fossem recolher os entulhos de obra. Como sempre, alguém acaba não cumprindo o combinado: a equipe de serviços gerais não apareceu e fiquei com montes de latas de tintas e outros entulhos lá incomodando. Levei a faxineira, e nós duas passamos a manhã de hoje limpando tudo.
Durante a tarde chegou o piso, e ontem chegou a banheira.
A equipe que faria a instalação hidrossanitária da banheira (indicada pela construtora) me deu o cano novamente. Ou melhor, literalmente, não deu o cano.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

E nada do pessoal do piso

Não descarregaram material, não atenteram meus telefonemas, não deram as caras o dia inteirinho.
Consegui falar só agora com a loja (a moça que me vendeu o piso estava sempre "em atendimento" e nunca podia me atender). Ela falou com o cidadão responsável pelo contrapiso, que disse que "me esperou até as 11h", como se ele tivesse cumprido o horário e eu é quem tinha sumido.
Marcou pra amanhã.
Já estou bem irritada... se amanhã às 9h eles não estiverem lá, a loja vai perder uma venda de alguns bons reais... comprei o aquecedor, os splits, metais e persianas lá, além do piso.

Era pra estar bombando...

Passei o fim-de-semana inteiro ansiosa por hoje, já que teria a entrega da banheira e mais 3 equipes trabalhando: regularização para aplicação do piso laminado, segunda etapa do gesso acartonado e instalações hidráulicas da banheira.
Duas das equipes queriam inclusive ir antes das 9h (horário em que é liberado o acesso ao condomínio pelos prestadores de serviço).
Cheguei antes, umas 8:15h, pro caso de o guarda liberar o acesso antes.
9h, nada de ninguém.
9:30h, nada.
10h, eu morrendo de fome porque nunca como nada de manhã, tossindo pra valer, num lugar insalubre pra uma pessoa alérgica como eu, sem nenhum anti-alérgico por perto, e nada... presa num lugar todo empoeirado, sem poder sentar ou sequer me apoiar em alguma parede.
10:30h, o prazo que me disseram que estariam lá tinha acabado, e nada.
Tinha certeza de que se saísse de lá, as equipes chegariam.
Mas resolvi passar na farmácia e ir até em casa. Estaciono o carro na garagem, o celular toca. Chegaram.
Subo pra tomar meu remédio, cadê a faxineira??? Tb nao tinha aparecido.
Volto correndo pra obra, a equipe do piso sumiu, só tinha a do gesso.
Turma da banheira, só amanhã.
Agora tô voltando pra lá pra descobrir se a equipe do piso afinal vai aparecer ou nao. Enquanto isso, tá lá a caçamba de entulho, vazia, esperando o entulho que ainda nem existe. E eu pagando aluguel dela.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Fotos - final da terceira semana



Estamos rejuntando o piso.
Hoje sim, esta etapa será concluída. O pessoal de serviços gerais não foi hoje, assim dão um "descanso" ao piso até segunda-feira.
Como era esperado, o piso ficou um pouco acima do suficiente para as portas fecharem. Isso deverá ser corrigido na próxima semana com o pessoal da instalação do piso laminado, que possui as ferramentas adequadas.
Hoje deve chegar a banheira, e segunda será feita a adequação das instalações hidráulicas.

18 dias

Mais tarde teremos fotos!
Conversei com o pessoal do piso de porcelanato ontem, e eles preferiram deixar para fazer todo o rejuntamento hoje, já que ontem foram assentadas as últimas duas peças e assim tudo seria feito de uma só vez, sem emendas. O piso laminado (área íntima) inicia segunda-feira.
Amanhã, sábado, o marceneiro vem de Nova Prata pra conhecer o apartamento. Além dos móveis da sala, ele me fará a porta do banheiro da suíte, que originalmente é de abrir e será trocada por uma de correr, e a do home office.
Anteontem foi feito o deslocamento da instalação da coifa, e agora só preciso fechar o forro.
Os quartos estão com a pintura adiantada, especialmente os das crianças, que inclusive já estão com a moldura (rodaforro). O quarto da Bella eu simplesmente amei. Um dos tons não é exatamente o que eu escolheria, é levemente vivo, mas como conheço perfeitamente o gosto dela, sei que é o que ela quer e vai amar. O verdinho do quarto do Léo ainda não me convenceu, estou esperando as outras demãos pra ver se o tom fecha um pouco, porque ainda acho um pouco vivo demais pro meu gosto.
Sou chata pra cores... rss Sou muito sensível a elas, aliás, sou ótima cobaia para testar as sensações que as cores oferecem.
Gosto de tons levemente pardos, menos enjoativos.
Taí, anotado: cores merecem um post específico!

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Plantas-baixas




O antigo depósito foi transformado em home office, aberto para a sala. Será fechado com 2 folhas de portas de correr, ocultas por parede de gesso acartonado.
O antigo lavabo foi transformado em sanitário de serviço.

17 dias

Pretendo acabar o piso de porcelanato hoje.
Faltou um pouco da argamassa de assentamento para grandes formatos (cimento-cola), comprei mais, faltou de novo, e comprei a comum mesmo, só pros recortes.
A quantidade de piso teria dado certíssima, não precisaria de nenhuma peça a mais, e não sobraria nenhuma. Mas na semana passada resolvemos comprar 3 m² a mais, já que o "cliente" (leia-se "marido") viu o piso do vizinho indo até a circulação íntima, gostou e quis igual. Essa era a minha intenção desde o início, mas na hora de comprar o piso, não consegui convencê-lo da idéia e acabamos comprando menos.
Então, no fim das contas, os 45m² iniciais que compramos seriam o suficiente para a sala, o home office e a circulação íntima, incluindo a substituição de uma peça que foi assentada com uma quebrinha de alguns milímetros, que o xarope do meu marido ia morrer falando sobre isso, se eu não trocasse. 
O piso laminado está marcado para segunda-feira, mas já avisei o pessoal da loja pra que tentem adiantar para amanhã.

terça-feira, 6 de abril de 2010

15 dias: porcelanato

Agora é a vez de o porcelanato ir devagar, quase parando.
Os colocadores sempre tem uma desculpa pra nao trabalhar de tarde. Quinta foi assim e ontem também. Agora eles estão lá trabalhando, a sala está quase toda colocada, só faltando as peças com recorte, mas mesmo assim eles acham que demoram até sexta-feira.
Saí da obra agora há pouco depois de resolver um pequeno impasse: o pintor deixou as portas quase acabadas, no lugar, e pretendia que os colocadores contornassem o marco e a guarnição das portas com o piso, só que os colocadores preferem que o marco e a guarnição sejam retirados pra que o piso passe por baixo (que é a maneira que eu prefiro). E o pintor, óbvio, não quer fazer o mesmo serviço duas vezes.
Meu primeiro grande aprendizado de obra: questione SEMPRE o que está sendo feito e pergunte quais os próximos passos às pessoas que estão trabalhando com você. Como em qualquer lugar, cada cabeça, uma sentença. Nem todo mundo trabalha do jeito que você acha que é o correto, mas os serviços precisam ser conciliados.
Solução: todo mundo cedeu.
Os colocadores aceitaram deixar as portas e passar o piso por debaixo das guarnições (que foram serradas pelo pintor) quando possível, mas eu pedi que a porta que dá acesso à ala íntima fosse retirada, para garantir um acabamento melhor, já que é a peça que mais vai ser recortada (amanhã tiro foto e posto pra mostrar). O auxiliar de serviços gerais não gostou nada, nada. Ficou provocando o colocador, que respondeu que então pagaria a ele o recorte da peça e a porta não seria retirada.
Fim da história: marco e guarnições retirados.
Amanhã, quando eu chegar lá, a peça da discórdia vai estar colocada.
Resta rezar pra que ninguém bata em ninguém até lá.