segunda-feira, 31 de maio de 2010

60 dias: mudança

A obra iniciou há 70 dias.
Fizemos a mudança na sexta da semana passada, exatamente aos 60 dias. Fechou exato com o prazo que eu estipulei.
Assim que o tampo da cozinha foi instalado, o apartamento já poderia ser habitado.
Tudo está ainda meio bagunçado, ainda há caixas espalhadas, mas aos poucos as coisas estão andando.
Precisamos entregar o apartamento antigo, que acabou de ser pintado ontem.
Estou ansiosíssima por esse momento.

O pessoal da loja de móveis está aqui acabando de corrigir alguns detalhes, mas ainda não vai poder instalar o móvel do banheiro da suíte. Por quê?? Simplesmente porque a novela "Banheira" ainda não foi concluída.
Ela está instalada, só faltando o fechamento em mármore, mas quem disse que a água escoa?? Meu marido foi o primeiro a tomar banho lá, e acabou o banho (de chuveiro) com água pelas canelas. Não sabemos se é o filtro que está entupido (3 pessoas já tentaram abrir o tal do filtro, mas ninguém tinha a ferramenta adequada) ou se vamos precisar substituí-lo. Preciso descobrir isso antes do fechamento, senão a substituição não será possível sem quebra.

Estamos sem box nos banheiros, sem os espelhos, e sem uma porta e uma janela de vidro internas. Acabei de receber um telefonema da empresa que faria, pois liguei hoje pela manhã cancelando o serviço devido à demora e ao descumprimento dos prazos. Eles retornaram remarcando a medição pra amanhã, mas seria a terceira marcação de horário, e cansei de correr riscos com eles. Eles tinham o melhor preço, mas cansei de esperar. Eu tinha atrasado a medição pra semana passada pra fazer com eles, sendo que eu tinha uma empresa que já tinha medido e teria condições até de me instalar no início da semana passada. Mas eles não apareceram, não deram retorno às minhas ligações e remarcaram, mas novamente não cumpriram e não deram explicações. E agora estariam tentando remarcar novamente.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

58 dias

Em teoria, era pra hoje a marcenaria ser concluída. Mas o marceneiro adiou a vinda mais uma vez. Como ele vem de Nova Prata e o pessoal da mudança também, combinaram de vir juntos, e um ajuda o outro. Achei até bom, apesar de ter bagunçado meu cronograma.
Com a marcenaria concluída, seriam instalados os rodapés. Mas instalei assim mesmo, deixando cortados e soltos nas paredes onde vão os móveis e o marceneiro finaliza a instalação pra mim.
Então, etapa "rodapés": 99% concluída hoje.

Mais um capítulo da novela "banheira": foi instalada ontem, agora falta o fechamento lateral, que será em mármore travertino.
Está lá cheia de água, assentada, mas não sem antes ter me dado mais uma dor de cabeça: meu amado ralo, que deveria estar acessível, estava coberto por uma MONTANHA de argamassa quando cheguei! Não era pouquinho não, era uma montanha mesmo, justo em cima do ralo, que eu tanto orientei pra deixar livre. Saí meia horinha, segura por ter deixado claro como deveria ser feito, mas mesmo assim deu nisso.
Mas tudo bem, problema resolvido. Quem não segue orientação, infelizmente tem que fazer o trabalho duas vezes.

Entulho: já tinha acumulado novamente. Paguei o instalador dos rodapés pra que levasse embora.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

56 dias - e nada da banheira

A banheira foi uma das primeiras coisas que comecei a providenciar, lááá no início da obra.
Precisava ser instalada pelo pessoal que fez o trabalho para a construtora, pois só eles tem o material necessário, que não é o padrão, vendido em lojas.
Levei 3 semanas só pra conseguir falar com alguém da empresa. A construtora me deu vários telefones, mas nenhum atendia. Depois de conseguir o contato, tive que esperar mais alguns dias até eles irem à obra para fazer uma avaliação. Depois da avaliação, foram semanas até fazerem a adaptação da instalação hidráulica. Aí a banheira veio com o tamanho errado, e levei mais uma semana até o técnico da fábrica vir e corrigir o problema.
Agora que a banheira está adequada, estou esperando há mais de uma semana eles voltarem para instalá-la. Foi marcado para sexta, mas ligaram desmarcando e marcando para hoje de manhã, às 9h. Às 9h em ponto lá estava a palhaça aqui, esperando, e nada. Só as 10:30h eu consegui contato, e o responsável por fazer a instalação disse que "ficou de confirmar" se viria realmente, o que é mentira. E não apareceu.
Ficou marcado pra amanhã.
E amanhã estava marcado pra começar a marcenaria. Mas mais um não vai cumprir o prazo, que aliás, nesse caso, se esgotou em 10 de maio.
Descobri que o banheiro de serviço, que eu acreditava estar quase chegando, sequer havia sido encomendado. Depois da encomenda, levaria 2o dias úteis para ser instalado. E custaria R$2.900,00. Achei caro, demorado, e meu marido concordou comigo. Cancelamos.
Ah! E hoje cheguei pra conferir a finalização (em teoria) dos serviços gerais, e encontrei as paredes da churrasqueira pintadas com a cor errada. O pintor pegou a lata de tinta errada pra dar a última demão. Eu tenho todos os códigos das cores anotados - mostrei na minha agenda pra ele - e a cor antiga aparece diferente por baixo, mas ele não aceita que jogou fora a lata de tinta certa e pegou a lata de amostra, a errada.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

52 dias

Segunda-feira a etapa 1 dos móveis modulados foi concluída. Estamos aguardando o móvel do banheiro de serviço, e o restante está todo montado e instalado, só faltando um ou outro acabamento pequeno.
Hoje o gesso acartonado foi 100% concluído, com o fechamento da parede do banheiro que tinha sido aberta para a adaptação da instalação hidráulica da banheira.
A maior parte da iluminação também está instalada. A princípio tivemos um entrave na instalação da luminária de embutir na cozinha devido aos perfis do forro passarem por trás, mas foi solucionado.
A parte de serviços gerais continua indo aos poucos.
As portas estão 100%, a instalação elétrica a princípio também, e a pintura das paredes está sendo finalizada.
Queria fazer uma faxina hoje, mas mais uma vez a faxineira me deixou na mão.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

46 dias: Água

"Água" é o nome que resume meus maiores problemas até agora.
Primeiro, foi o vazamento do apartamento do vizinho de cima, que apesar de ter ocorrido em 29 de janeiro, aparentemente ainda está causando estragos.
Em segundo foi a novela da banheira, por enquanto ainda sem final.
E hoje descubro que o registro geral de água quente do apartamento parece não estar funcionando. O montador dos móveis foi instalar o armário do banheiro, mas quem disse que a água parava de sair pelo cano de água quente?? Nada, pedi pra que chamasse a administração do condomínio para abrirem a caixa dos registros gerais externos ao apartamento, para conseguir fechar. Não tive tempo de testar pra ver se o registro estava mesmo fechado porque o funcionário do condomínio chegou junto comigo e já foi fechando o registro.
Torço pra que seja engano do montador, porque se não for, significa que a instalação hidráulica não seguiu o projeto, o que pode ser preocupante.

Quanto aos móveis, tudo indo aos poucos...
Suíte: 100% instalados
Quarto das crianças: 98%, só faltando a instalação dos nichos de um dos quartos, depois da substituição do papel de parede que foi danificado
Home office: 95% instalado, só faltando uma prateleira
Cozinha: 100% instalados
Área de serviço: 100% instalados
Banheiros: montados. Um está sendo instalado agora, e o outro só poderá ser instalado depois da instalação da banheira.

Pra semana que vem: previsão de intalação do restante das molduras, início da instalação dos tampos, finalização da instalação elétrica. Possivelmente instalação dos móveis da sala e instalação de rodapés.
Será que estou sendo otimista demais??

E fotos, só depois de tudo pronto!

terça-feira, 4 de maio de 2010

Mais um capítulo da novela "Banheira"

Acabei de chegar da obra. O técnico chegou uma hora e meia atrasado. Pensei que ia ter a tarde mais livre hoje, mas fiquei lá até agora.
Não foi fácil, mas depois de uma hora de conversa, chegamos a uma solução. A solução que eu sugeri era possível, mas ele me deu outra alternativa que tinha uma desvantagem, mas também uma vantagem importante, então optei pela idéia dele.
Saí de lá e deixei ele fazendo os ajustes.
Espero que dê tudo certo.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Serviços gerais

Quinta da semana passada, chamei o responsável pelos serviços gerais pra deslocar 2 tomadas da cozinha em função do espelho do tampo. Aproveitei para dar uma revisada geral, e quando passei pelo banheiro e vi o entulho de obra amontoado no box e que devia ter sido tirado havia 2 semanas, dei o ultimato: ele deveria ser retirado naquele dia. Mais uma vez, ele quis me enrolar.
Mulher mandando em um monte de homens muitas vezes não é levada à sério.
Mas aí resolvi que eu iria medir forças e iria ser tudo ou nada: ou ele retirava os entulhos de uma vez por todas naquele dia, ou tinha decidido que eu o demitiria e finalmente me veria livre da cara dele e do ajudante.
Estava quase torcendo pela segunda opção, mas pra minha surpresa, ele começou a retirar o entulho e carregar pra fora. Ele estava indo embora sem deslocar as tomadas, e quando pedi por elas, pra minha surpresa, ele começou a conversar civilizadamente comigo, exatamente como ele é às sextas-feiras (dia de pagamento).
Por enquanto ele continua responsável pela finalização dos serviços gerais, mas não sei até quando.

42 dias

Finalmente as 2 duplas de montadores prometidas estão trabalhando. Mas isso só hoje. No final da semana passada, eram em 3 pessoas.
A área de serviço está pronta, só faltando o tampo.
A cozinha está toda montada, sem tampo (chega esta semana) só faltando instalar uma parte do armário aéreo.
Os quartos das crianças serão concluídos hoje. Durante a instalação, o papel de parede foi danificado e precisará ser parcialmente substituído.
A suíte está sendo montada, está ainda meio no início.
Os banheiros estão montados, mas não instalados. Vão ser os últimos.
O home office nem foi começado.

Marcenaria - sala:
Fui na fábrica conversar com o marceneiro nesse final-de-semana. Amei o material que escolhemos, as placas de MDF são realmente bonitas. O marceneiro elogiu pela terceira vez o meu projeto. Disse que está bem detalhado, é bonito e diferente de tudo o que ele já havia feito. Chegou a comentar sobre produção em série do móvel da tevê. E eu também gostei do trabalho dele, ele entendeu exatamente o que eu queria, pelo menos até agora.

Banheira:
A maior dor de cabeça disparado até agora. Perdi noites e noites de sono por causa dela. Aliás, a falta de tempo e de atualização do blog é culpa dela.
A instalação hidráulica é mais complicada do que haviam me informado, e depois de muita conversa, consegui a visita do técnico pra amanhã. Quero trocar umas idéias com ele, e se a solução que eu tenho em mente for possível, vai ficar bom. Caso contrário, não sei, a menos que ele tenha outra luz pra me dar.

Mas tudo é aprendizado... apesar das noites em claro, adoro aprender, esse é o meu trabalho, e até agora consegui soluções que me deixaram satisfeita, então o saldo é sempre positivo.