segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Mudando um pouco de assunto... parte III


O quê: Filó Italiano de Vila Flores
Onde: Rua Luiz Roncatto, 31 - Vila Flores/RS - Brasil
Quando: funciona por agendamento - (54) 3447-1051 ou (54) 3447-1313 (em horário comercial)

Como acontece?  

Os visitantes são recepcionados na Casa do Artesão por um grupo de voluntários, descendentes de italianos, caracterizados com roupas da época e à luz de lampiões. São conduzidos até a parte térrea da casa, onde funciona a mostra de artesanato e onde a história de seus antepassados é contada em primeira pessoa, como testemunho.



Ali, os visitantes aprendem sobre como era duro o dia de trabalho dessas pessoas, que chegaram ao Brasil com pouquíssimos pertences depois de uma longa viagem de navio, sem falar o idioma local e tendo que desbravar uma terra desconhecida, de florestas e também de animais ferozes. 

 
 
Minha vó ouvia a história e também participava como testemunha; meus filhos assistiam a tudo interessados.
Um dos momentos que mais marcou minha filha de 8 anos foi o final dessa primeira parte, quando eles perguntam:
 
"mas será que a vida dos imigrantes só consistia em trabalho e sofrimento??",
 
e convidam todos a descer ao porão da casa, onde agora sim iria começar o filó. 
Ao descer, fomos recepcionados com uma festa, com direito a muita música tocada com gaitas (acordeons) e muita, mas muita comida.  

Recepção no porão da casa



Polenta feita na hora





Comida à vontade!
Sabia que seriam contadas piadas no dialeto vêneto, e pensei que me sentiria deslocada por não entender, mas pra minha surpresa, entendi tudo (e ri bastante!). Acredito que dessa vez não tenham traduzido ou falado em português porque sabiam que não seria necessário. 
Achei que as piadas seriam a única diversão, mas me enganei. Foram horas de muitas brincadeiras, risadas e deliciosas comilanças.
Até que terminam dizendo: "e é assim que os imigrantes se divertiam!", nos deixando com um sentimento de "mas já acabou?? Eu queria mais!!".
Minha filha foi quem primeiro demonstrou ter entendido a intenção dessa mostra, afirmando que "nem percebeu que estava se divertindo e participando de uma festa como os italianos faziam".
E essa é a graça toda do Filó Italiano de Vila Flores: é um envolvente resgate à cultura da imigração italiana, aliando também gastronomia e lazer, onde os visitantes se sentem dentro da história.
Ali, minha família e eu nos sentimos realmente como convidados na festa da casa de amigos. 

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Mudando um pouco de assunto... parte II

MAS AFINAL, O QUE É FILÓ?

Tranças de palha feitas durante o Filó Italiano de Vila Flores

O filó faz parte da cultura italiana e se intensificou com a imigração, pois dava forças para que as pessoas seguissem adiante e aguentassem as saudades da Itália e a solidão.
Tudo iniciava com a saída de casa, indo em direção à residência onde se agrupariam. Todos iam cantando muito alto para convidar os vizinhos para que se juntassem a eles e também para espantar os animais.
Era momento de conversar, rezar, contar casos, fazer trabalhos manuais (daí o nome, vindo da fiação que as mulheres realizavam) e negócios, jogar, cantar e se divertirem, sempre com muita comida.
Até hoje ainda ouço de vez em quando alguém lá na minha terra dizendo que "vai fazer filó" quando quer dizer que vai visitar alguém à noite e ficar até tarde.

Alguns links:
http://artesaosvilaflores.webnode.com/
http://www.turismo.rs.gov.br/portal/index.php?q=galeria&cid=312&g=19
http://www.ferias.tur.br/informacoes/8299/vila-flores-rs.html

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Mudando um pouco de assunto... parte I

Viajando pela serra gaúcha?
FILÓ ITALIANO DE VILA FLORES


Casa do Artesão em Vila Flores - RS
Quando estava por fazer meu Trabalho de Conclusão de Curso, não sabia exatamente qual assunto escolher. Só sabia que queria algo relacionado à minha terra, a serra gaúcha.
Ao fazer as pesquisas iniciais, vi que poderia elaborar um projeto que favorecesse o turismo, e ainda que valorizasse a história da imigração italiana, tão admirada por mim. Seria uma forma de eu demonstrar a gratidão por essa gente, que tanto batalhou para que hoje nós, seus descendentes, pudéssemos ter uma vida melhor do que a que eles próprios tiveram. 
Dentre os possíveis locais escolhidos por mim para fazer a intervenção arquitetônica, estava a Casa do Artesão, da pequena cidade de Vila Flores. Ela funciona numa casa construída em 1886 por um imigrante italiano em outro local e reconstruída ali. E, por acaso, esse imigrante é um antepassado meu.


Artesanato exposto
Por motivos técnicos, acabei escolhendo outro local para a intervenção (talvez assunto para outro post), mas mesmo deixando à parte a ligação emocional com o  local, fiquei com muita curiosidade em conhecer o filó italiano que funciona ali, já que soube que há muita procura por turistas: 6 meses de espera para reservas no sábado à noite.
Já fazia alguns anos que minha família e eu queríamos ir para o filó - que é apresentado a grupos fechados de 30 a 50 pessoas - mas minha avó, a principal integrante do grupo, não queria, talvez por saber que faria uma viagem ao passado e se recordaria de momentos difíceis. Mas como em julho ela completou 82 anos e o filó seria uma forma de comemorar e reunir a família, marcamos para o domingo à noite, às vésperas do feriado de 7 de setembro, e lá fomos nós, 34 pessoas.
No próximo post contarei em detalhes como descobri o porquê de tanta procura pelo filó. Quem passar pela região e tem interesse na cultura, não deixe de assistir, vale mesmo à pena.