quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Mudando um pouco de assunto... parte I

Viajando pela serra gaúcha?
FILÓ ITALIANO DE VILA FLORES


Casa do Artesão em Vila Flores - RS
Quando estava por fazer meu Trabalho de Conclusão de Curso, não sabia exatamente qual assunto escolher. Só sabia que queria algo relacionado à minha terra, a serra gaúcha.
Ao fazer as pesquisas iniciais, vi que poderia elaborar um projeto que favorecesse o turismo, e ainda que valorizasse a história da imigração italiana, tão admirada por mim. Seria uma forma de eu demonstrar a gratidão por essa gente, que tanto batalhou para que hoje nós, seus descendentes, pudéssemos ter uma vida melhor do que a que eles próprios tiveram. 
Dentre os possíveis locais escolhidos por mim para fazer a intervenção arquitetônica, estava a Casa do Artesão, da pequena cidade de Vila Flores. Ela funciona numa casa construída em 1886 por um imigrante italiano em outro local e reconstruída ali. E, por acaso, esse imigrante é um antepassado meu.


Artesanato exposto
Por motivos técnicos, acabei escolhendo outro local para a intervenção (talvez assunto para outro post), mas mesmo deixando à parte a ligação emocional com o  local, fiquei com muita curiosidade em conhecer o filó italiano que funciona ali, já que soube que há muita procura por turistas: 6 meses de espera para reservas no sábado à noite.
Já fazia alguns anos que minha família e eu queríamos ir para o filó - que é apresentado a grupos fechados de 30 a 50 pessoas - mas minha avó, a principal integrante do grupo, não queria, talvez por saber que faria uma viagem ao passado e se recordaria de momentos difíceis. Mas como em julho ela completou 82 anos e o filó seria uma forma de comemorar e reunir a família, marcamos para o domingo à noite, às vésperas do feriado de 7 de setembro, e lá fomos nós, 34 pessoas.
No próximo post contarei em detalhes como descobri o porquê de tanta procura pelo filó. Quem passar pela região e tem interesse na cultura, não deixe de assistir, vale mesmo à pena.

Nenhum comentário: