segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Mudando um pouco de assunto... parte III


O quê: Filó Italiano de Vila Flores
Onde: Rua Luiz Roncatto, 31 - Vila Flores/RS - Brasil
Quando: funciona por agendamento - (54) 3447-1051 ou (54) 3447-1313 (em horário comercial)

Como acontece?  

Os visitantes são recepcionados na Casa do Artesão por um grupo de voluntários, descendentes de italianos, caracterizados com roupas da época e à luz de lampiões. São conduzidos até a parte térrea da casa, onde funciona a mostra de artesanato e onde a história de seus antepassados é contada em primeira pessoa, como testemunho.



Ali, os visitantes aprendem sobre como era duro o dia de trabalho dessas pessoas, que chegaram ao Brasil com pouquíssimos pertences depois de uma longa viagem de navio, sem falar o idioma local e tendo que desbravar uma terra desconhecida, de florestas e também de animais ferozes. 

 
 
Minha vó ouvia a história e também participava como testemunha; meus filhos assistiam a tudo interessados.
Um dos momentos que mais marcou minha filha de 8 anos foi o final dessa primeira parte, quando eles perguntam:
 
"mas será que a vida dos imigrantes só consistia em trabalho e sofrimento??",
 
e convidam todos a descer ao porão da casa, onde agora sim iria começar o filó. 
Ao descer, fomos recepcionados com uma festa, com direito a muita música tocada com gaitas (acordeons) e muita, mas muita comida.  

Recepção no porão da casa



Polenta feita na hora





Comida à vontade!
Sabia que seriam contadas piadas no dialeto vêneto, e pensei que me sentiria deslocada por não entender, mas pra minha surpresa, entendi tudo (e ri bastante!). Acredito que dessa vez não tenham traduzido ou falado em português porque sabiam que não seria necessário. 
Achei que as piadas seriam a única diversão, mas me enganei. Foram horas de muitas brincadeiras, risadas e deliciosas comilanças.
Até que terminam dizendo: "e é assim que os imigrantes se divertiam!", nos deixando com um sentimento de "mas já acabou?? Eu queria mais!!".
Minha filha foi quem primeiro demonstrou ter entendido a intenção dessa mostra, afirmando que "nem percebeu que estava se divertindo e participando de uma festa como os italianos faziam".
E essa é a graça toda do Filó Italiano de Vila Flores: é um envolvente resgate à cultura da imigração italiana, aliando também gastronomia e lazer, onde os visitantes se sentem dentro da história.
Ali, minha família e eu nos sentimos realmente como convidados na festa da casa de amigos. 

4 comentários:

Lineline disse...

Pat, q legal, eu adoraria ver um show como esse, meu sogros sao imigrantes italianos, acho q eles iriam adorar tb.

Bjao

Anônimo disse...

Nossa que delícia. Minha família por parte de mãe tb são da Itália, fiquei morrendo de vontade de participar desta "festa". Ótima dica! Bjs

Ju disse...

MORRI!!! Eu ia mijogar naquela polenta!

cínthia disse...

Ai, Pati, que vontade de participar dessa 'festa'! Já te falei como as histórias da imigração me fascinam, não falei? E eu não tenho nadica de italiano ou coisa parecida, mas me toca fundo... engraçado isso... rsrs!