segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Mudando um pouco de assunto... parte III


O quê: Filó Italiano de Vila Flores
Onde: Rua Luiz Roncatto, 31 - Vila Flores/RS - Brasil
Quando: funciona por agendamento - (54) 3447-1051 ou (54) 3447-1313 (em horário comercial)

Como acontece?  

Os visitantes são recepcionados na Casa do Artesão por um grupo de voluntários, descendentes de italianos, caracterizados com roupas da época e à luz de lampiões. São conduzidos até a parte térrea da casa, onde funciona a mostra de artesanato e onde a história de seus antepassados é contada em primeira pessoa, como testemunho.



Ali, os visitantes aprendem sobre como era duro o dia de trabalho dessas pessoas, que chegaram ao Brasil com pouquíssimos pertences depois de uma longa viagem de navio, sem falar o idioma local e tendo que desbravar uma terra desconhecida, de florestas e também de animais ferozes. 

 
 
Minha vó ouvia a história e também participava como testemunha; meus filhos assistiam a tudo interessados.
Um dos momentos que mais marcou minha filha de 8 anos foi o final dessa primeira parte, quando eles perguntam:
 
"mas será que a vida dos imigrantes só consistia em trabalho e sofrimento??",
 
e convidam todos a descer ao porão da casa, onde agora sim iria começar o filó. 
Ao descer, fomos recepcionados com uma festa, com direito a muita música tocada com gaitas (acordeons) e muita, mas muita comida.  

Recepção no porão da casa



Polenta feita na hora





Comida à vontade!
Sabia que seriam contadas piadas no dialeto vêneto, e pensei que me sentiria deslocada por não entender, mas pra minha surpresa, entendi tudo (e ri bastante!). Acredito que dessa vez não tenham traduzido ou falado em português porque sabiam que não seria necessário. 
Achei que as piadas seriam a única diversão, mas me enganei. Foram horas de muitas brincadeiras, risadas e deliciosas comilanças.
Até que terminam dizendo: "e é assim que os imigrantes se divertiam!", nos deixando com um sentimento de "mas já acabou?? Eu queria mais!!".
Minha filha foi quem primeiro demonstrou ter entendido a intenção dessa mostra, afirmando que "nem percebeu que estava se divertindo e participando de uma festa como os italianos faziam".
E essa é a graça toda do Filó Italiano de Vila Flores: é um envolvente resgate à cultura da imigração italiana, aliando também gastronomia e lazer, onde os visitantes se sentem dentro da história.
Ali, minha família e eu nos sentimos realmente como convidados na festa da casa de amigos. 

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Mudando um pouco de assunto... parte II

MAS AFINAL, O QUE É FILÓ?

Tranças de palha feitas durante o Filó Italiano de Vila Flores

O filó faz parte da cultura italiana e se intensificou com a imigração, pois dava forças para que as pessoas seguissem adiante e aguentassem as saudades da Itália e a solidão.
Tudo iniciava com a saída de casa, indo em direção à residência onde se agrupariam. Todos iam cantando muito alto para convidar os vizinhos para que se juntassem a eles e também para espantar os animais.
Era momento de conversar, rezar, contar casos, fazer trabalhos manuais (daí o nome, vindo da fiação que as mulheres realizavam) e negócios, jogar, cantar e se divertirem, sempre com muita comida.
Até hoje ainda ouço de vez em quando alguém lá na minha terra dizendo que "vai fazer filó" quando quer dizer que vai visitar alguém à noite e ficar até tarde.

Alguns links:
http://artesaosvilaflores.webnode.com/
http://www.turismo.rs.gov.br/portal/index.php?q=galeria&cid=312&g=19
http://www.ferias.tur.br/informacoes/8299/vila-flores-rs.html

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Mudando um pouco de assunto... parte I

Viajando pela serra gaúcha?
FILÓ ITALIANO DE VILA FLORES


Casa do Artesão em Vila Flores - RS
Quando estava por fazer meu Trabalho de Conclusão de Curso, não sabia exatamente qual assunto escolher. Só sabia que queria algo relacionado à minha terra, a serra gaúcha.
Ao fazer as pesquisas iniciais, vi que poderia elaborar um projeto que favorecesse o turismo, e ainda que valorizasse a história da imigração italiana, tão admirada por mim. Seria uma forma de eu demonstrar a gratidão por essa gente, que tanto batalhou para que hoje nós, seus descendentes, pudéssemos ter uma vida melhor do que a que eles próprios tiveram. 
Dentre os possíveis locais escolhidos por mim para fazer a intervenção arquitetônica, estava a Casa do Artesão, da pequena cidade de Vila Flores. Ela funciona numa casa construída em 1886 por um imigrante italiano em outro local e reconstruída ali. E, por acaso, esse imigrante é um antepassado meu.


Artesanato exposto
Por motivos técnicos, acabei escolhendo outro local para a intervenção (talvez assunto para outro post), mas mesmo deixando à parte a ligação emocional com o  local, fiquei com muita curiosidade em conhecer o filó italiano que funciona ali, já que soube que há muita procura por turistas: 6 meses de espera para reservas no sábado à noite.
Já fazia alguns anos que minha família e eu queríamos ir para o filó - que é apresentado a grupos fechados de 30 a 50 pessoas - mas minha avó, a principal integrante do grupo, não queria, talvez por saber que faria uma viagem ao passado e se recordaria de momentos difíceis. Mas como em julho ela completou 82 anos e o filó seria uma forma de comemorar e reunir a família, marcamos para o domingo à noite, às vésperas do feriado de 7 de setembro, e lá fomos nós, 34 pessoas.
No próximo post contarei em detalhes como descobri o porquê de tanta procura pelo filó. Quem passar pela região e tem interesse na cultura, não deixe de assistir, vale mesmo à pena.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Dia #150

E sim, a meu ver a banheira está funcionando satisfatoriamente!
Agora é só esperar o marido dar seu parecer.

Engraçado... acho que resolvi tanto problema, me revoltei tanto, tive que ser reclamenta tantas vezes, que acostumei a ser rabugenta. Não há mais grandes problemas, mas não consigo relaxar. Parece sempre que ainda tem algo por fazer - e talvez é porque ainda tenha. rss Mas são coisas pequenas agora, apenas detalhes.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Dia #149 e finalmente uma notícia boa (apesar de parcial)

Um dos funcionários que fizeram a instalação da banheira esteve aqui hoje, finalizando a retirada do filtro. Ontem ele retirou, e hoje veio pra instalar o pedaço de cano que ficou faltando.
Não sei como a fotólatra aqui não registrou o filtro em "Y" instalado. Falha grave! rss Mas aqui vão as fotos do filtro e da instalação atual:

Este é o filtro em "Y", que foi instalado por orientação da empresa que fez a instalação, com a intenção de reter os resíduos sólidos, já que o ralo ficou com difícil acesso para limpeza:














Ele estava instalado ali, onde agora está esse pedaço de cano, que não é colado e portanto ainda permite acesso ao interior do encanamento:


A tampa que cobre a abertura no mármore: 

Então... a notícia boa é que parece que realmente era culpa do filtro. Foram feitos testes, e aparentemente a água escoou conforme esperado. Fomos até o apartamento da vizinha de baixo pra ver se tinha algum vazamento, mas está tudo ok.
Agora só resta tomar um banho e ver se realmente a água escoa bem. 

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Dia #148

Hum... o que eu tenho pra contar?
Ah, sim, a lista:

1.nichos - gente... ok! Dá pra acreditar? Claro, depois de meses e meses de atraso, e depois até de o pintor ter finalizado a parede, mas os nichos finalmente foram instalados!



2.regulagem de uma porta de correr do closet que está batendo e riscando - foi feita!


3.corte de 2 gavetas, que estão batendo na porta - tb foi feito!


4.regulagem de praticamente todas as gavetas, que ficaram pesadas demais - ah, isso eu sinceramente desisti. Pedi pra regular as piores.


5.instalação de limitador numa porta de correr do closet - instalaram só onde eu pedi na hora, mas vou pedir mais, pq todas as portas de correr batem


6.correção da instalação do forno elétrico - passei muita, muita raiva (o montador "que tudo resolve" é a pessoa mais arrogante que eu já conheci na vida), mas está feita.
 
Agora dá pra dizer que fora a banheira o que me dava dor de cabeça foi feito.
Até varal na área de serviço temos agora! rss
Nao esqueci do post sobre a instalação do forno não, tá? Vou falar sobre isso com calma.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Dia #142

Ganhei a aposta comigo mesma.
Um montador da loja chegou aqui falando que "ia resolver todos os problemas". Lembrando: a lista de pendências tem... (deixa eu contar pra registrar a informação correta) Ah, sim, 6 itens:
  1. nichos
  2. regulagem de uma porta de correr do closet que está batendo e riscando
  3. corte de 2 gavetas, que estão batendo na porta
  4. regulagem de praticamente todas as gavetas, que ficaram pesadas demais
  5. instalação de limitador numa porta de correr do closet
  6. correção da instalação do forno elétrico.
Perguntei pra que ele veio preparado, e ele me mostrou dois nichos montados. Essa, na cabeça dele, era a solução de todos os problemas. Os nichos, além de serem na cor errada, tinham sido cancelados por mim por email dias antes. Eu queria cancelar a colocação deles e reaver o custo, pois foram uma das primeiras partes a serem instaladas, ficaram com uma profundidade em que ficam inviáveis, eu sempre reclamei, mas nenhuma das mil pessoas que passaram por aqui resolveram o problema. Não queria correr o risco de ficar mais alguns meses sem solução, então cancelei. Só que não havia recebido resposta - como também é costume da loja. Liguei para o gerente, que disse que não poderia fazer isso. Me disse também que só irão pagar uma parte do prejuízo do vazamento: não vão nos cobrar uns complementos que pedimos (e que já deveriam ter sido encomendados desde 1o. de junho), que não chegam ao valor total do gasto com a substituição do piso e repintura das paredes.

Aqui os nichos (na foto nem parece, mas essa é a parede verde):


Profundidade externa (e dita como real no momento do projeto, pois sempre souberam que se tratava de gesso acartonado desde o primeiro dia) - 19,5 cm:

Profundidade interna - 11,8 cm:

E eu guardo que tipo de livros ali com essa profundidade, miniaturas?
Segundo o montador, "os nichos ficaram mais pra decoração".
Ah, tá. 2 retângulos gigantes de 1,15m de largura pendurados num quarto pequeno realmente dão "aquele" toque à decoração. E os livros e brinquedos eu deixo amontoados num cantinho no chão, então.

Qualquer hora eu falo sobre a instalação do forno embutido, porque é utilidade pública. rss

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Dia #140

Somente para fins de registro: são 16h e estou esperando a equipe para ajuste dos móveis desde às 14h, conforme marcado há alguns dias.
Eu sei que eles vão chegar aqui sem saber o que precisa ser feito, pois desde o início já passaram 3 funcionários no cargo de supervisor de montagem. Como o último começou na semana passada e não é costume da loja passar o serviço, tenho certeza de que vão chegar aqui sem o material adequado e vão precisar voltar depois.
Aposto.

Muito bem, falando de coisas boas... finalmente nos livramos daquele verdinho erva-doce fail do quarto do menino. Semana passada os pintores deram alguns retoques e finalizaram alguns trabalhos que o "profissional" anterior deixou pela metade porque só fingiu que fez.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

136 dias - e cada vez mais indignada com a loja de móveis

Essa semana, outra equipe de pintura veio fazer os retoques e a repintura da suíte. Ela precisou ser toda repintada. Somente não foi pintado o forro da parte do quarto.

A loja de móveis marcou a finalização para ontem, quase 4 meses depois do início da montagem (segundo o prometido na hora em que fechamos a compra, seria trabalho para uma semana). Como de costume, não apareceram. Liguei cobrando e falei com o supervisor de montagem, que mais uma vez deu desculpas, dizendo que a equipe apareceria hoje às 9h em ponto. Eu frisei que a equipe de pintura estava agendada para hoje também às 9h, e que estaria à minha disposição somente para fazer os retoques de possíveis danos causados pela correção dos móveis, e perguntei se ele me garantia a presença dos montadores. Ele me garantiu que sim, e eu poderia ficar tranquila, que às 9h em ponto os montadores estariam aqui e fariam o serviço logo para que os pintores pudessem em seguida concluir o serviço. Ainda perguntei "Preciso cancelar a equipe de pintura?", e ele "Não. Amanhã chegamos aí logo no início da manhã.".
9:20h, e nada. Tentei ligar para o supervisor de montagem, e não conseguia. Um dos celulares chamava até cair e o outro estava desligado. Liguei para o depósito da loja, e a moça me disse que todas as equipes já tinham saído, e que não tinha nada agendado pra mim lá, e que ela veria o que está acontecendo. Nesse meio tempo, liguei para o gerente de vendas, mas ele também não sabia de nada e ia ver o que estava acontecendo. Um tempo depois, a moça do depósito me liga, dizendo que o supervisor "não fazia mais parte da equipe" e querendo saber o que é que precisava ser feito aqui.
Puxa vida!!
Eu comecei a tratar esses ajustes há mais de 2 meses, com o primeiro supervisor. Repassei a lista com esse segundo agora há cerca de 1 mês, e agora de novo vou ter que repassar com um terceiro???
Ainda tem uns 5 itens para correção, e todos são importantes.
Resultado: ficamos eu e a equipe de pintura aqui plantados, com cara de bobos. Fui obrigada a dispensá-los e pagar uma diária.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

128 dias

Mais de 2 meses desde a mudança, e ainda tem muita coisinha pra se fazer.
Hoje conversei com um pintor, pra que venha fazer as finalizações e dar retoques.
O piso do quarto foi trocado, a bagunça sumiu, mas ainda estamos providenciando na solução do escoamento da água da banheira.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Início do conserto do vazamento

Depois de me enrolar durante semanas, finalmente a loja de móveis mandou os montadores. Hoje foi desmontado o móvel do banheiro da suíte e metade do closet, para a substituição do piso.
O pessoal do piso estava de sobreaviso semana passada, mas agora não consigo contato com eles. Eles precisam fazer a troca do piso, que deve durar menos de um dia, pra depois os montadores virem remontar os móveis.
A outra metade do closet também precisará ser desmontada para corrigir uma situação que ficou muito ruim (contrariando minhas instuções, foi montada sem a minha presença): para acender as luzes do closet e do quarto, é preciso abrir a porta do armário. E a abertura do armário ficou muito difícil, porque os puxadores não são os adequados.
Possivelmente teremos que dormir em um hotel até que tudo se resolva, pois a suíte está intransitável e ainda com aquele móvel completamente mofado, e isso num lar de pessoas muito alérgicas.
Aqui vão as fotos do estrago e do transtorno :


Tenho vontade de sair correndo e gritando.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Piso porcelanato com risco metálico? Calma, ele sai!

Durante toda a obra, sempre que era inevitável executar algum serviço sobre o piso, procurei supervisionar e tomar todos os cuidados necessários para preservá-lo.
Entretanto, acidentes acontecem, e no dia da mudança vi que algumas peças estavam com riscos assim:
À primeira vista, parecia um risco de grafite, de lápis mesmo. A textura não estava prejudicada e tentei passar borracha, mas não saía. O risco era metálico, brilhava, provavelmente provocado por uma das serras do marceneiro que estavam na sala no dia da mudança.
Pesquisei na internet, mas só encontrei pessoas com a mesma dúvida que eu, sem resposta. Então liguei para o fabricante e me informei.
Me disseram para fazer uma mistura de 8 litros de água morna com 5 tampas de CIF Saponáceo Cremoso (sim, citaram a marca), passar no local e deixar agir por 30 minutos.
Comprei o CIF, mas como não tinha necessidade de 8 litros da mistura e eu estava com pressa pra saber o resultado, tentei passar puro mesmo, com palha de aço.
E não é que deu certo??
Então fica a dica: pra risco metálico em porcelanato, usar saponáceo cremoso. Mas melhor fazer um teste antes aplicando pouquinho num canto, pra ver se não mancha.

Atualização: estamos morando nos Estados Unidos e mostrando tudo aqui em Orlando!
Me siga no YouTube clicando AQUI

P.S.: se tiver alguma dúvida sobre esse post, me pergunte lá nos comentários do vídeo ou então no Instagram: @lareselugares
Fale que veio daqui, vou ficar muito feliz em poder ajudar com o que eu souber!





Vidros

Com alguns dias de atraso, a nova vidraçaria (cancelei com a primeira por nao cumprir o prazo e ficar me enrolando) chegou para instalar os espelhos. Um dos boxes já está instalado. O outro aguarda a hora certa por causa da novela da banheira.
Muito bem. O vendedor da vidraçaria era muito falante. Veio aqui em casa 3 vezes e nunca ficou menos de 1 hora e meia, sempre frisando que eles trabalhavam com determinada marca, que era a melhor do mercado. No meio da negociação, eu comentei que o preço deles estava acima de um outro orçamento que fiz. Ele disse que poderia reduzir o valor instalando uma outra marca de espelho, também boa, mas que faria isso somente na sala, onde não é úmido, porque não conhece muito bem essa marca e preferia garantir um resultado bom. Depois de várias conversas, ele falou que colocaria todos daquela outra marca que conhecia.
Em todas vezes que ele veio aqui, eu pedi que trouxesse amostras dos espelhos, vidros e perfis. Inclusive, na segunda vez, a visita era SOMENTE para trazer amostras, mas o cara chegou aqui de maos vazias (e mesmo assim ficou aqui por horas). Somente na última vez é que trouxe um perfil do box, que nao é o que eu tinha pedido pra ver. Como eu continuava achando tudo muito enrolado, pedi um orçamento por escrito. O orçamento veio depois de muita insistência, mas diferentemente das outras vidraçarias, nao estava especificada a marca dos vidros.
E o vendedor falou tanto, mas tanto da tal da marca que eu não conhecia, que fui pesquisar. Lembro que vi no site: "para identificar o espelho, procure a logomarca no verso, que deve ser azul", e fiquei com isso na memória.
Quando os espelhos chegaram, primeiro que nao estavam perfurados e eu tinha pedido todos parafusados, e segundo, o verso era cinza e nao tinha logomarca nenhuma, ou seja, nao eram da marca que eu acreditei estar comprando. Perguntei pros instaladores, eles nao sabiam me dizer que espelho era aquele. Ligaram pra loja, e a loja também sequer sabia me dizer a marca. Levaram tudo embora porque precisariam perfurar, e nesse meio tempo conversei com o meu marido, e decidimos que não íamos instalar o espelho sem saber que marca era e muito menos sem garantia, já que sequer nos forneceram nota até agora. Liguei pra loja e me disseram que substituíram por esse porque não tinham pronta-entrega do outro. Então eles substituem por uma marca que me disseram que era inferior, não me avisam e iam instalar assim mesmo sem me avisar se eu não tivesse notado?? Meu marido ligou pro vendedor e disse que se não fossem instalar da marca que compramos, cancelaríamos o negócio. O vendedor me ligou ofendidíssimo, querendo dizer agora que essa marca é equivalente a aquela em qualidade e blablabla, mas disse que iria analisar o espelho antes de instalar, mas me reservava o direito de não aceitar, ou exigiria garantia por escrito em caso de aprovação e instalação. 
E ficou por assim... é a segunda vidraçaria querendo me enrolar.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Vazamento

Recebi agorinha o gerente de montagem da loja de móveis. Ele nem contestou nada, viu de cara que o problema foi na instalação do móvel do banheiro. Disse que instrui os montadores a não mexer em nada que não seja da área deles, pra que não assumam uma responsabilidade que não lhes cabe. Confesso que achei até estranho quando o montador disse que ele mesmo providenciaria na reintalação da parte hidráulica (e inclusive na elétrica), porque não é comum. Na hora achei bom, mas deu nisso.
Como ainda temos alguns complementos a fazer nos móveis, o gerente de montagem disse que iria conversar com o gerente de vendas pra ver se poderíamos fazer uma troca: nós assumiríamos a troca do piso e eles não cobrariam os complementos. Não sei se é um bom negócio, vamos analisar.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Água, mais um capítulo

Acabei de receber o pessoal da banheira e o engenheiro da construtora. Acharam o problema: a banheira é inocente.
O escoamento d'água não está uma maravilha, mas está dentro do esperado. Os canos estão limpos, o ralo também, e a água está vindo de onde, de onde, de onde??
Daqui (observe as manchas de umidade):

Menos mal que o problema foi encontrado.
Considerando que está bem claro de onde está vindo a água, já tenho um candidato a responsável pelo estrago. Vou precisar trocar as partes estragadas do móvel, além de desmontar o closet e o móvel do quarto para consertar a parede e o piso. Mais sujeira, mais obra, mais incomodação. Pretendo não ter mais prejuízo, vamos ver no que vai dar.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Água ainda continua sendo problema

Agora pela manhã, ao sair pela porta da suíte, olho pra trás e vejo o seguinte:

Não sabia se corria me arrancando os cabelos, se xingava o papa (tadinho) ou se fechava a porta, me encostava nela e escorregava até o chão chorando, como cena de novela.
Optei por agir antes de me desesperar.
É na porta do banheiro, e está claro que é umidade. Não aparecem manchas no forro, nem na parede pelo lado de fora. O lado de dentro é todo revestido com azulejos, mas o rejunte não demonstra nada. Como a banheira ainda (!!!) não está funcionando conforme o planejado, este banheiro não está sendo usado.
Contatei o colocador do piso, o técnico do fabricante do piso, o instalador da banheira, a engenheira do DAC (Departamento de Atenção ao Cliente) da construtora e o administrador do condomínio, todo mundo que poderia ter algo a ver com isso ou que pudesse saber de onde está vindo essa umidade.
O instalador do piso já veio, concordou comigo que é umidade. Disse o que eu percebi de cara quando vi o piso: a troca é possível, mas trabalhosa e causará muito, mas muito transtorno, pois o móvel do closet precisará ser todo desmontado.
Como sempre, já bati fotos e vou registrar dia-a-dia para observar se o estufamento piora ou se mantém. Até que eu descubra, vou rezando pra tudo quanto é santo pra que essa água tenha vindo do além e suma.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

60 dias: mudança

A obra iniciou há 70 dias.
Fizemos a mudança na sexta da semana passada, exatamente aos 60 dias. Fechou exato com o prazo que eu estipulei.
Assim que o tampo da cozinha foi instalado, o apartamento já poderia ser habitado.
Tudo está ainda meio bagunçado, ainda há caixas espalhadas, mas aos poucos as coisas estão andando.
Precisamos entregar o apartamento antigo, que acabou de ser pintado ontem.
Estou ansiosíssima por esse momento.

O pessoal da loja de móveis está aqui acabando de corrigir alguns detalhes, mas ainda não vai poder instalar o móvel do banheiro da suíte. Por quê?? Simplesmente porque a novela "Banheira" ainda não foi concluída.
Ela está instalada, só faltando o fechamento em mármore, mas quem disse que a água escoa?? Meu marido foi o primeiro a tomar banho lá, e acabou o banho (de chuveiro) com água pelas canelas. Não sabemos se é o filtro que está entupido (3 pessoas já tentaram abrir o tal do filtro, mas ninguém tinha a ferramenta adequada) ou se vamos precisar substituí-lo. Preciso descobrir isso antes do fechamento, senão a substituição não será possível sem quebra.

Estamos sem box nos banheiros, sem os espelhos, e sem uma porta e uma janela de vidro internas. Acabei de receber um telefonema da empresa que faria, pois liguei hoje pela manhã cancelando o serviço devido à demora e ao descumprimento dos prazos. Eles retornaram remarcando a medição pra amanhã, mas seria a terceira marcação de horário, e cansei de correr riscos com eles. Eles tinham o melhor preço, mas cansei de esperar. Eu tinha atrasado a medição pra semana passada pra fazer com eles, sendo que eu tinha uma empresa que já tinha medido e teria condições até de me instalar no início da semana passada. Mas eles não apareceram, não deram retorno às minhas ligações e remarcaram, mas novamente não cumpriram e não deram explicações. E agora estariam tentando remarcar novamente.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

58 dias

Em teoria, era pra hoje a marcenaria ser concluída. Mas o marceneiro adiou a vinda mais uma vez. Como ele vem de Nova Prata e o pessoal da mudança também, combinaram de vir juntos, e um ajuda o outro. Achei até bom, apesar de ter bagunçado meu cronograma.
Com a marcenaria concluída, seriam instalados os rodapés. Mas instalei assim mesmo, deixando cortados e soltos nas paredes onde vão os móveis e o marceneiro finaliza a instalação pra mim.
Então, etapa "rodapés": 99% concluída hoje.

Mais um capítulo da novela "banheira": foi instalada ontem, agora falta o fechamento lateral, que será em mármore travertino.
Está lá cheia de água, assentada, mas não sem antes ter me dado mais uma dor de cabeça: meu amado ralo, que deveria estar acessível, estava coberto por uma MONTANHA de argamassa quando cheguei! Não era pouquinho não, era uma montanha mesmo, justo em cima do ralo, que eu tanto orientei pra deixar livre. Saí meia horinha, segura por ter deixado claro como deveria ser feito, mas mesmo assim deu nisso.
Mas tudo bem, problema resolvido. Quem não segue orientação, infelizmente tem que fazer o trabalho duas vezes.

Entulho: já tinha acumulado novamente. Paguei o instalador dos rodapés pra que levasse embora.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

56 dias - e nada da banheira

A banheira foi uma das primeiras coisas que comecei a providenciar, lááá no início da obra.
Precisava ser instalada pelo pessoal que fez o trabalho para a construtora, pois só eles tem o material necessário, que não é o padrão, vendido em lojas.
Levei 3 semanas só pra conseguir falar com alguém da empresa. A construtora me deu vários telefones, mas nenhum atendia. Depois de conseguir o contato, tive que esperar mais alguns dias até eles irem à obra para fazer uma avaliação. Depois da avaliação, foram semanas até fazerem a adaptação da instalação hidráulica. Aí a banheira veio com o tamanho errado, e levei mais uma semana até o técnico da fábrica vir e corrigir o problema.
Agora que a banheira está adequada, estou esperando há mais de uma semana eles voltarem para instalá-la. Foi marcado para sexta, mas ligaram desmarcando e marcando para hoje de manhã, às 9h. Às 9h em ponto lá estava a palhaça aqui, esperando, e nada. Só as 10:30h eu consegui contato, e o responsável por fazer a instalação disse que "ficou de confirmar" se viria realmente, o que é mentira. E não apareceu.
Ficou marcado pra amanhã.
E amanhã estava marcado pra começar a marcenaria. Mas mais um não vai cumprir o prazo, que aliás, nesse caso, se esgotou em 10 de maio.
Descobri que o banheiro de serviço, que eu acreditava estar quase chegando, sequer havia sido encomendado. Depois da encomenda, levaria 2o dias úteis para ser instalado. E custaria R$2.900,00. Achei caro, demorado, e meu marido concordou comigo. Cancelamos.
Ah! E hoje cheguei pra conferir a finalização (em teoria) dos serviços gerais, e encontrei as paredes da churrasqueira pintadas com a cor errada. O pintor pegou a lata de tinta errada pra dar a última demão. Eu tenho todos os códigos das cores anotados - mostrei na minha agenda pra ele - e a cor antiga aparece diferente por baixo, mas ele não aceita que jogou fora a lata de tinta certa e pegou a lata de amostra, a errada.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

52 dias

Segunda-feira a etapa 1 dos móveis modulados foi concluída. Estamos aguardando o móvel do banheiro de serviço, e o restante está todo montado e instalado, só faltando um ou outro acabamento pequeno.
Hoje o gesso acartonado foi 100% concluído, com o fechamento da parede do banheiro que tinha sido aberta para a adaptação da instalação hidráulica da banheira.
A maior parte da iluminação também está instalada. A princípio tivemos um entrave na instalação da luminária de embutir na cozinha devido aos perfis do forro passarem por trás, mas foi solucionado.
A parte de serviços gerais continua indo aos poucos.
As portas estão 100%, a instalação elétrica a princípio também, e a pintura das paredes está sendo finalizada.
Queria fazer uma faxina hoje, mas mais uma vez a faxineira me deixou na mão.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

46 dias: Água

"Água" é o nome que resume meus maiores problemas até agora.
Primeiro, foi o vazamento do apartamento do vizinho de cima, que apesar de ter ocorrido em 29 de janeiro, aparentemente ainda está causando estragos.
Em segundo foi a novela da banheira, por enquanto ainda sem final.
E hoje descubro que o registro geral de água quente do apartamento parece não estar funcionando. O montador dos móveis foi instalar o armário do banheiro, mas quem disse que a água parava de sair pelo cano de água quente?? Nada, pedi pra que chamasse a administração do condomínio para abrirem a caixa dos registros gerais externos ao apartamento, para conseguir fechar. Não tive tempo de testar pra ver se o registro estava mesmo fechado porque o funcionário do condomínio chegou junto comigo e já foi fechando o registro.
Torço pra que seja engano do montador, porque se não for, significa que a instalação hidráulica não seguiu o projeto, o que pode ser preocupante.

Quanto aos móveis, tudo indo aos poucos...
Suíte: 100% instalados
Quarto das crianças: 98%, só faltando a instalação dos nichos de um dos quartos, depois da substituição do papel de parede que foi danificado
Home office: 95% instalado, só faltando uma prateleira
Cozinha: 100% instalados
Área de serviço: 100% instalados
Banheiros: montados. Um está sendo instalado agora, e o outro só poderá ser instalado depois da instalação da banheira.

Pra semana que vem: previsão de intalação do restante das molduras, início da instalação dos tampos, finalização da instalação elétrica. Possivelmente instalação dos móveis da sala e instalação de rodapés.
Será que estou sendo otimista demais??

E fotos, só depois de tudo pronto!

terça-feira, 4 de maio de 2010

Mais um capítulo da novela "Banheira"

Acabei de chegar da obra. O técnico chegou uma hora e meia atrasado. Pensei que ia ter a tarde mais livre hoje, mas fiquei lá até agora.
Não foi fácil, mas depois de uma hora de conversa, chegamos a uma solução. A solução que eu sugeri era possível, mas ele me deu outra alternativa que tinha uma desvantagem, mas também uma vantagem importante, então optei pela idéia dele.
Saí de lá e deixei ele fazendo os ajustes.
Espero que dê tudo certo.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Serviços gerais

Quinta da semana passada, chamei o responsável pelos serviços gerais pra deslocar 2 tomadas da cozinha em função do espelho do tampo. Aproveitei para dar uma revisada geral, e quando passei pelo banheiro e vi o entulho de obra amontoado no box e que devia ter sido tirado havia 2 semanas, dei o ultimato: ele deveria ser retirado naquele dia. Mais uma vez, ele quis me enrolar.
Mulher mandando em um monte de homens muitas vezes não é levada à sério.
Mas aí resolvi que eu iria medir forças e iria ser tudo ou nada: ou ele retirava os entulhos de uma vez por todas naquele dia, ou tinha decidido que eu o demitiria e finalmente me veria livre da cara dele e do ajudante.
Estava quase torcendo pela segunda opção, mas pra minha surpresa, ele começou a retirar o entulho e carregar pra fora. Ele estava indo embora sem deslocar as tomadas, e quando pedi por elas, pra minha surpresa, ele começou a conversar civilizadamente comigo, exatamente como ele é às sextas-feiras (dia de pagamento).
Por enquanto ele continua responsável pela finalização dos serviços gerais, mas não sei até quando.

42 dias

Finalmente as 2 duplas de montadores prometidas estão trabalhando. Mas isso só hoje. No final da semana passada, eram em 3 pessoas.
A área de serviço está pronta, só faltando o tampo.
A cozinha está toda montada, sem tampo (chega esta semana) só faltando instalar uma parte do armário aéreo.
Os quartos das crianças serão concluídos hoje. Durante a instalação, o papel de parede foi danificado e precisará ser parcialmente substituído.
A suíte está sendo montada, está ainda meio no início.
Os banheiros estão montados, mas não instalados. Vão ser os últimos.
O home office nem foi começado.

Marcenaria - sala:
Fui na fábrica conversar com o marceneiro nesse final-de-semana. Amei o material que escolhemos, as placas de MDF são realmente bonitas. O marceneiro elogiu pela terceira vez o meu projeto. Disse que está bem detalhado, é bonito e diferente de tudo o que ele já havia feito. Chegou a comentar sobre produção em série do móvel da tevê. E eu também gostei do trabalho dele, ele entendeu exatamente o que eu queria, pelo menos até agora.

Banheira:
A maior dor de cabeça disparado até agora. Perdi noites e noites de sono por causa dela. Aliás, a falta de tempo e de atualização do blog é culpa dela.
A instalação hidráulica é mais complicada do que haviam me informado, e depois de muita conversa, consegui a visita do técnico pra amanhã. Quero trocar umas idéias com ele, e se a solução que eu tenho em mente for possível, vai ficar bom. Caso contrário, não sei, a menos que ele tenha outra luz pra me dar.

Mas tudo é aprendizado... apesar das noites em claro, adoro aprender, esse é o meu trabalho, e até agora consegui soluções que me deixaram satisfeita, então o saldo é sempre positivo.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

O drama da banheira

Você olha a banheira no catálogo, checa mil vezes os detalhes técnicos como posição do motor, dimensões, estrutura, etc., escolhe cor, opcionais, faz o pedido. Tudo o que espera é que a banheira chegue de acordo com o que você pediu, certo?
Errado, isso é pra quem desconhece as leis de Murphy: "sempre que há uma pequena possibilidade de algo dar errado, vai dar errado".
Eu sempre confiro a mercadoria quando chega na obra. Confiro tudo o que posso, porque é impossível ficar desembalando item a item e conferir 100%. Nas instruções, dizia pra somente desembalar na hora de instalar, o que eu concordava, já que a banheira iria ficar num canto exposta a possíveis batidas, arranhões, etc.
Pois fomos instalar a banheira, e qual não foi a surpresa quando descobrimos que os 80cm de largura que informavam nas especificações técnicas na realidade eram 86cm, considerando que o motor avança para fora da borda.
Resultado: obviamente, não cabe.
Falei com a fábrica, que pretende agendar uma visita do técnico para DAQUI A UMA SEMANA, isso só pra ver o que vai ser feito! Pode ser que precisem substiuí-la, e isso significa aguardar a fabricação de outra.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

31 dias - móveis sendo montados

Na hora de vender, é uma pressão pra fechar o negócio logo! Mas na hora de entregar e montar, a história é outra...
A loja está com seus montadores todos ocupados, então mandou um, UM montador pra trabalhar no apartamento inteiro, só pra dizer que está cumprindo o que prometeu. O próprio montador admitiu que, nesses casos, normalmente eles trabalhariam em 4 pessoas.
Só entregaram uma parte do material, e sequer concluíram o projeto do último banheiro.
Não é ser pessimista, mas é por isso que eu sempre digo: multiplique o tempo previsto inicialmente de obras por 3. Se eu fosse pelo que me prometeram, essa obra estaria pronta em alguns dias. O menos mal da história é que ainda está dentro do tempo que eu previ.
E o bom da história é que cada vez mais o apê fica com cara de lugar habitável!
Hoje novamente fiz as vezes de faxineira: dei uma caprichada nas janelas dos quartos, que agora estão com os vidros realmente limpos! A ala íntima está toda limpa, só esperando os móveis. O restante está uma bagunça!

terça-feira, 20 de abril de 2010

29 dias: Senhor, dai-me paciência

Não aguento mais olhar pra cara do ajudante de serviços gerais. Aquele, que discutiu com os instaladores do piso porcelanato, que fica falando mal do serviço da equipe do gesso, que ontem deixou o senhor que foi buscar a pia sem jeito porque reclamou que este pegou a chave de fenda dele emprestada, que vive reclamando do atraso do serviço dos outros, mas não reconhece que também não cumpre prazo. Se o trabalho dele fosse exemplar, ainda quem sabe teria o direito de falar. Mas seu trabalho possui acabamento de qualidade questionável.
O bom é que o trabalho dele está quase acabando. Ou melhor, assim espero, porque ainda tem alguns acabamentos por fazer, mas acho que quem vai fazer é o "titular" que contratei.
Quanto aos móveis: ontem fiquei a tarde toda plantada na obra tendo que aguentar o auxiliar de serviços gerais, esperando a entrega. A loja me prometeu que hoje às 9h estariam lá, com o montador. Claro que não foi assim.
Parênteses: será que sou mesmo a última pessoa pontual da face da Terra?? Se eu combino dia 15, às 9h, vou estar no local exatamente no dia 15, às 8:45h. Se não puder chegar no horário combinado, isso simplesmente estraga meu dia, e eu ligo avisando que não vou conseguir chegar.
Talvez eu leve tudo ao pé da letra demais... acho que preciso relaxar.
Fecha parênteses.
9h e nada de ninguém. Dou um tempo e ligo reclamando com o gerente, que depois me retorna dizendo que eles já estariam chegando. Um tempo depois, chega a carga. Só a carga. Cadê o montador?? A montagem devia ter sido programada para ontem ainda (segunda), e já é terça de tarde e eu não tenho notícias do montador. O gerente ficou de me retornar e nada.
Ah! E a carga não veio completa. Vieram apenas a cozinha, a área de serviço e os banheiros. Menos mal, pelo menos escolheram os móveis que dependem de tampo. Mas de que me adianta ter móveis se não tenho montador??
Enquanto isso, a mudança é adiada e a palhaça aqui o cliente continua pagando aluguel.
Sim, estou irritada hoje. Muito.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

28 dias

A atividade principal de hoje seria a entrega dos móveis, depois de dias e dias de atraso. Conforme combinado e confirmado ontem com a loja, fui para a obra às 14h, para o recebimento. Eram 15:30h e nada. Liguei para a loja, que ficou de me dar um retorno. Às 16:30h me ligaram dizendo que estavam presos no trânsito e que provavelmente não chegariam hoje.
Mas o colocador de papel de parede apareceu, e a pessoa pra quem eu vendi a pia da cozinha também. Foi um alívio ver aquela pia fora de lá, eu estava preocupada com a retirada, que poderia danificar os azulejos. Felizmente, deu certo. E o quarto de menina ficou lindo com o papel de parede! Tenho certeza de que a "clientinha" vai amar, está a cara dela!

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Fotos - final da quarta semana



O piso de todo o apartamento está finalizado, só faltando os rodapés, que serão instalados após a montagem dos móveis.
As folhas das portas foram cortadas, e, para minha surpresa, não houve dano à pintura delas.
Para a próxima semana, teremos: finalização de serviços gerais e início de montagem dos móveis.

25 dias, mais uma faxina

Daqui a pouquinho irei para a obra. Levarei a faxineira junto, mas vamos ter muito trabalho suado pela frente.
No outro dia conseguimos dar uma limpada geral nas janelas, então agora elas pelo menos estão correndo bem e não tem mais aqueles adesivos nojentos semi-arrancados que provavelmente um dia foram cartazes de "vende-se".
Hoje vai ser o dia de dar uma geral no piso, pra não correr o risco de deixar algum parafuso solto pelo chão, ou mesmo restos de areia, concreto, etc., que possam danificá-lo.
Mais tarde teremos fotos do final dessa semana!

quinta-feira, 15 de abril de 2010

24 dias: começa a ficar com cara de lugar habitável

Finalmente o apartamento todo tem piso!!
Ainda não tem rodapé, mas é um começo, né?
Sei lá como ficou a instalação, nem reparei direito, de tanta raiva que eu estava - e ainda estou.
Hoje fui obrigada a surtar com o gerente de vendas da loja - aquela que me vendeu piso, aquecedor, splits, etc.
Antes de sair de casa, numa tentativa de evitar bancar a palhaça pela milésima vez, liguei pra loja e confirmei com a vendedora: "tudo certo pra colocação do piso às 9h, posso ir pra obra?", "tudo certo, já devem estar chegando", ela respondeu.
Mas, como era de se esperar, afinal não é a primeira vez que me deixam na mão, nada dos instaladores, quando cheguei, às 8:55h (acho que eu sou a última pessoa pontual da face da Terra).
Esperei as 9h em ponto e já liguei avisando.
A vendedora falou que iria entrar em contato com o instalador e me retornaria. Mas claro, nao retornou - fala sério: eu tive ou não tive paciência de Jó até agora??
Aí, como arquiteta, liguei pedindo autorização pro "proprietário" (marido) pra ligar descascando o gerente. Autorização recebida, liguei e coloquei pra fora tudo o que estava entalado: contei da segunda-feira inteira perdida porque o mesmo cidadão não apareceu pra regularizar o piso, contei da tarde de ontem, toda perdida porque a vendedora não quis me fornecer o contato do entregador para que ele me ligasse no momento da entrega (eu estava à disposição a partir das 14h, mas ele chegou às 17:30h), falei que novamente estava perdendo meu tempo plantada na obra por causa deles, já com mais de uma hora de atraso, e que eu estava a ponto de cancelar a minha compra de alguns bons "mils" reais. O gerente em seguida retornou, dizendo que em 15 minutos o cidadão estaria lá.
Depois de 25 minutos ele apareceu, com 1 hora e 40 minutos de atraso.
Definitivamente, essa loja não vai ser recomendada aos meus clientes.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

23 dias: hora de faxina

Ontem fizemos a tal da regularização para a instalação do piso laminado nos dormitórios.
A laje ali é a chamada "laje zero", que é feita com controle maior de planicidade e nao tem contrapiso. Só que na prática, mesmo assim ela possui irregularidades que precisam ser corrigidas, para melhor fixação do piso.
De todos os trabalhos feitos até agora, eu diria que foi o resultado que menos me agradou. O pessoal chegou e saiu rápido como um furacão, deixando aquela nata de cimento, areia, água e cola impregnada por tudo.
Vamos ver como fica amanhã, quando iniciaremos a colocação do laminado, mas achei o serviço meio matado.
Ontem a obra estava num estado deplorável, de tanta sujeira.
Convoquei todas as equipes para que fossem recolher os entulhos de obra. Como sempre, alguém acaba não cumprindo o combinado: a equipe de serviços gerais não apareceu e fiquei com montes de latas de tintas e outros entulhos lá incomodando. Levei a faxineira, e nós duas passamos a manhã de hoje limpando tudo.
Durante a tarde chegou o piso, e ontem chegou a banheira.
A equipe que faria a instalação hidrossanitária da banheira (indicada pela construtora) me deu o cano novamente. Ou melhor, literalmente, não deu o cano.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

E nada do pessoal do piso

Não descarregaram material, não atenteram meus telefonemas, não deram as caras o dia inteirinho.
Consegui falar só agora com a loja (a moça que me vendeu o piso estava sempre "em atendimento" e nunca podia me atender). Ela falou com o cidadão responsável pelo contrapiso, que disse que "me esperou até as 11h", como se ele tivesse cumprido o horário e eu é quem tinha sumido.
Marcou pra amanhã.
Já estou bem irritada... se amanhã às 9h eles não estiverem lá, a loja vai perder uma venda de alguns bons reais... comprei o aquecedor, os splits, metais e persianas lá, além do piso.

Era pra estar bombando...

Passei o fim-de-semana inteiro ansiosa por hoje, já que teria a entrega da banheira e mais 3 equipes trabalhando: regularização para aplicação do piso laminado, segunda etapa do gesso acartonado e instalações hidráulicas da banheira.
Duas das equipes queriam inclusive ir antes das 9h (horário em que é liberado o acesso ao condomínio pelos prestadores de serviço).
Cheguei antes, umas 8:15h, pro caso de o guarda liberar o acesso antes.
9h, nada de ninguém.
9:30h, nada.
10h, eu morrendo de fome porque nunca como nada de manhã, tossindo pra valer, num lugar insalubre pra uma pessoa alérgica como eu, sem nenhum anti-alérgico por perto, e nada... presa num lugar todo empoeirado, sem poder sentar ou sequer me apoiar em alguma parede.
10:30h, o prazo que me disseram que estariam lá tinha acabado, e nada.
Tinha certeza de que se saísse de lá, as equipes chegariam.
Mas resolvi passar na farmácia e ir até em casa. Estaciono o carro na garagem, o celular toca. Chegaram.
Subo pra tomar meu remédio, cadê a faxineira??? Tb nao tinha aparecido.
Volto correndo pra obra, a equipe do piso sumiu, só tinha a do gesso.
Turma da banheira, só amanhã.
Agora tô voltando pra lá pra descobrir se a equipe do piso afinal vai aparecer ou nao. Enquanto isso, tá lá a caçamba de entulho, vazia, esperando o entulho que ainda nem existe. E eu pagando aluguel dela.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Fotos - final da terceira semana



Estamos rejuntando o piso.
Hoje sim, esta etapa será concluída. O pessoal de serviços gerais não foi hoje, assim dão um "descanso" ao piso até segunda-feira.
Como era esperado, o piso ficou um pouco acima do suficiente para as portas fecharem. Isso deverá ser corrigido na próxima semana com o pessoal da instalação do piso laminado, que possui as ferramentas adequadas.
Hoje deve chegar a banheira, e segunda será feita a adequação das instalações hidráulicas.

18 dias

Mais tarde teremos fotos!
Conversei com o pessoal do piso de porcelanato ontem, e eles preferiram deixar para fazer todo o rejuntamento hoje, já que ontem foram assentadas as últimas duas peças e assim tudo seria feito de uma só vez, sem emendas. O piso laminado (área íntima) inicia segunda-feira.
Amanhã, sábado, o marceneiro vem de Nova Prata pra conhecer o apartamento. Além dos móveis da sala, ele me fará a porta do banheiro da suíte, que originalmente é de abrir e será trocada por uma de correr, e a do home office.
Anteontem foi feito o deslocamento da instalação da coifa, e agora só preciso fechar o forro.
Os quartos estão com a pintura adiantada, especialmente os das crianças, que inclusive já estão com a moldura (rodaforro). O quarto da Bella eu simplesmente amei. Um dos tons não é exatamente o que eu escolheria, é levemente vivo, mas como conheço perfeitamente o gosto dela, sei que é o que ela quer e vai amar. O verdinho do quarto do Léo ainda não me convenceu, estou esperando as outras demãos pra ver se o tom fecha um pouco, porque ainda acho um pouco vivo demais pro meu gosto.
Sou chata pra cores... rss Sou muito sensível a elas, aliás, sou ótima cobaia para testar as sensações que as cores oferecem.
Gosto de tons levemente pardos, menos enjoativos.
Taí, anotado: cores merecem um post específico!

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Plantas-baixas




O antigo depósito foi transformado em home office, aberto para a sala. Será fechado com 2 folhas de portas de correr, ocultas por parede de gesso acartonado.
O antigo lavabo foi transformado em sanitário de serviço.

17 dias

Pretendo acabar o piso de porcelanato hoje.
Faltou um pouco da argamassa de assentamento para grandes formatos (cimento-cola), comprei mais, faltou de novo, e comprei a comum mesmo, só pros recortes.
A quantidade de piso teria dado certíssima, não precisaria de nenhuma peça a mais, e não sobraria nenhuma. Mas na semana passada resolvemos comprar 3 m² a mais, já que o "cliente" (leia-se "marido") viu o piso do vizinho indo até a circulação íntima, gostou e quis igual. Essa era a minha intenção desde o início, mas na hora de comprar o piso, não consegui convencê-lo da idéia e acabamos comprando menos.
Então, no fim das contas, os 45m² iniciais que compramos seriam o suficiente para a sala, o home office e a circulação íntima, incluindo a substituição de uma peça que foi assentada com uma quebrinha de alguns milímetros, que o xarope do meu marido ia morrer falando sobre isso, se eu não trocasse. 
O piso laminado está marcado para segunda-feira, mas já avisei o pessoal da loja pra que tentem adiantar para amanhã.

terça-feira, 6 de abril de 2010

15 dias: porcelanato

Agora é a vez de o porcelanato ir devagar, quase parando.
Os colocadores sempre tem uma desculpa pra nao trabalhar de tarde. Quinta foi assim e ontem também. Agora eles estão lá trabalhando, a sala está quase toda colocada, só faltando as peças com recorte, mas mesmo assim eles acham que demoram até sexta-feira.
Saí da obra agora há pouco depois de resolver um pequeno impasse: o pintor deixou as portas quase acabadas, no lugar, e pretendia que os colocadores contornassem o marco e a guarnição das portas com o piso, só que os colocadores preferem que o marco e a guarnição sejam retirados pra que o piso passe por baixo (que é a maneira que eu prefiro). E o pintor, óbvio, não quer fazer o mesmo serviço duas vezes.
Meu primeiro grande aprendizado de obra: questione SEMPRE o que está sendo feito e pergunte quais os próximos passos às pessoas que estão trabalhando com você. Como em qualquer lugar, cada cabeça, uma sentença. Nem todo mundo trabalha do jeito que você acha que é o correto, mas os serviços precisam ser conciliados.
Solução: todo mundo cedeu.
Os colocadores aceitaram deixar as portas e passar o piso por debaixo das guarnições (que foram serradas pelo pintor) quando possível, mas eu pedi que a porta que dá acesso à ala íntima fosse retirada, para garantir um acabamento melhor, já que é a peça que mais vai ser recortada (amanhã tiro foto e posto pra mostrar). O auxiliar de serviços gerais não gostou nada, nada. Ficou provocando o colocador, que respondeu que então pagaria a ele o recorte da peça e a porta não seria retirada.
Fim da história: marco e guarnições retirados.
Amanhã, quando eu chegar lá, a peça da discórdia vai estar colocada.
Resta rezar pra que ninguém bata em ninguém até lá.

quarta-feira, 31 de março de 2010

9 dias depois do início da obra...

Amanhã, quinta, será iniciada a colocação do piso. Este serviço estava previsto para quarta da semana passada, ou seja, começaremos com 8 dias de atraso.
A verdade é que eu sempre considero um atraso, pois sempre há imprevistos. Mas o gesso, que segundo o gesseiro demoraria apenas 2 dias, demorou 7! E o atraso por causa da energia elétrica foi de apenas 1 dia. Ah! E ainda como saldo, me deixaram uma peça da cerâmica da área de serviço quebrada! Conseguiram fazer isso praticamente na hora de ir embora.
Mas ok. 
Status: etapa I do gesso concluída ontem.

As portas estavam sendo colocadas no lugar hoje de manhã, quando saí. Espero chegar e encontrar os quartos das crianças já com amostras da pintura quando eu chegar na obra hoje à tarde!
Fechei a compra das molduras (rodaforros) agorinha, estou fechando orçamentos dos móveis da sala com 2 marceneiros, já fiz orçamento do deslocamento da coifa e amanhã tenho visita pra orçamento de box e da esquadria do web space.
Ah, o web space!
Esse me deu dor de cabeça.
Mas é assunto pra outro post. Com o tempo vou colocando o "antes/durante/depois" e falando das particularidades de cada ambiente. Ah! E falta a planta-baixa também, eu sei.
Agora deixo as últimas fotos, fresquinhas.


"Daqui pra lá" e "de lá pra cá": a primeira é da sala olhando pro web space (na verdade é um home office) e a outra é da área de serviço olhando pela janela do home office.



Olha a área de serviço toda rasgada, tadinha:
Lembram de como ela era?


Aqui o antigo lavabo, já transformado em banheiro de serviço:



A sanca do forro da sala:


A abertura para deslocamento da coifa:


As entranhas do forro da cozinha: dá pra ver a placa de gesso acartonado ao fundo, verde, a estrutura e amarração do forro, tubulação de água (canos mais finos) e exaustão do aquecedor a gás, que vem da área de serviço: